Conhecendo lendas: Lobisomem, A origem

  Olá pessoas, como vocês estão? Tudo bem por ai? Eu espero que sim....
Normalmente eu não tenho costume de trazer conteúdo para o blog, mas como eu estou com um tempo livre e tenho algumas ideias em mente, irei trazer posts para vocês sinistros, a titia Anna merece um pouco de descanso já que 99% das coisas que tem aqui foi ela que trouxe kkkkkkkkkk, chega de enrolação vamos ao que interessa.
  Como vocês já viram pelo título irei falar sobre a lenda do lobisomem, um ser cercado de histórias, sempre lembrado em filmes, livros, series entre outros. Sendo um personagem com uma gama de informações muito ampla, vou fazer dois posts, um contando algumas histórias de origem e outros explicando suas transformações e curiosidades.
  Vamos a uma breve introdução explicando o que é um lobisomem, caso você viveu em uma caverna durante sua vida toda, brincadeira pessoal kkkkkkkk.
  O lobisomem é um ser que se transformaria em uma mistura de lobo com homem em noites de lua cheia, que só retorna na forma humana ao amanhecer. A combinação lhe traz grandes poderes para o indivíduo, pois eles são rápidos, resistentes, dotados de muita força e geralmente tem a perda da consciência humana e uma fome insaciável pela carne e sede por sangue. 


  Nesse post irei falar sobre como eles surgiram, vamos fazer assim, vou trazer a vocês sobre as quatro principais formas de origem, A Original (Grega), A Moderna (Bruxaria), Puros Sangues (Hereditário), A infecção, e como bônus vou citar a origem da lenda aqui no Brasil. Fui eu mesmo que dei esses nomes para as origens, eu não sei qual é a verdadeira, não me julguem por isso kkkkkkk.
  

ORIGEM GREGA, A ORIGINAL 

  Os primeiros registros encontrados sobre a criatura foram na Mitologia Grega. Informações segundo a Mitologia, o criador do Lobisomem foi Zeus, o Deus mais poderoso de todos os deuses gregos. O senhor do Olimpo, às vezes descia de seu monte em que vivia e percorria a terra disfarçado de um simples mortal. Em uma de suas viagens, horrorizado ao ver como o mal se disseminava entre a humanidade, ele parou em Arcádia (região da Grécia). Em um dia qualquer o mais poderoso dos deuses pediu abrigo no palácio do governante Licaon, que era conhecido como um tirano detestável. O povo de Arcádia sabia que havia um dos deuses entre eles, pois Zeus, não ocultou a sua natureza divina. Porém, o rei Licaon duvidou e zombou das reverências e orações que seu povo estava fazendo ao visitante.

Licaon planejava naquela noite matar seu hóspede, quando ele estivesse adormecido. Mas antes preparou um jantar Sinistro: pegou um de seus prisioneiros, cortou sua garganta, retalhou em pedaços seu corpo ainda fresco e mandou que fossem cozidos e assados.
Ao ver a carne humana servida como se fosse um prato especial, Zeus ficou enfurecido, com um golpe na mesa de jantar, lançou um raio que trazia a maldição ao rei e a todos os seus descendentes. O rei tentou falar, mas não conseguia, ele tentou fugir da fúria de Zeus e começou a correr, deixando o palácio e chegando aos campos. Conforme corria, sua boca espumava, seus braços se tornaram pernas, suas mãos viraram patas. Chegando ao local em que pastava um rebanho de ovelhas, ele começou a destroçar e devorar com uma fúria bestial; só pensava em matar e matar. Ele era ainda o mesmo, o rei Licaon, mas já não era mais um homem, se transformou em lobo.


BRUXARIA, A ORIGEM MODERNA.

  Essa seria a origem aonde eles ganharam mais destaque, pois foi no folclore europeu em meados do século XV aonde as histórias surgiram, juntamente com muitas outras crenças envolvendo a bruxaria. O lobisomem seria um homem qualquer que fez algum tipo de maldade a uma bruxa ou feiticeira, sendo assim transformado em um, como forma de castigo.
  Esta seria a forma aonde o descontrole e a falta de consciência são características marcantes, ele não reconhece amigos nem mesmo inimigos, apenas outros lobisomens da mesma espécie. Esta forma não possui nenhuma ligação com os infectados ou puros sangues, que irei explicar nos próximos tópicos. Eles se transformam em noites de lua cheia como de costume.


  Em sua grande maioria, este tipo de lobisomem não poderia infectar outros homens, mas isto varia de feitiço para feitiço, isso depende completamente da bruxa. Seu único ponto fraco seria armas feitas de prata, e sim, há uma forma de sair deste feitiço para deixar de ser um lobisomem, apenas seria necessário conseguir o perdão da bruxa, ou com algum tipo de ritual magico. E deixando uma ressalva, as mulheres não podem ser afetadas por este feitiço, pois as mesmas tendem a ter uma resistência corporal maior do que os homens, ui kkkkkkkkk.


PUROS-SANGUES, OS DESCENDENTES DE LICAON

  Esta origem está completamente conectada a história do rei Licaon da antiga Grécia, pois, se trata dos descendentes dele. Não se trata de uma origem literalmente, mas sim de uma outra forma de como eles podem surgir. Neste caso as crianças já nascem lobisomens, e não há restrição entre menino ou menina, os dois podem se transformar, porem o “despertar” do lobisomem só ocorrera na puberdade.
  Há um grande problema (ou talvez não seja), os lobisomens puros-sangues necessitam se alimentar de carne ao menos uma vez por dia, caso contrário, eles perdem o controle sobre seu lado animal e podem ficar descontrolados e dessa forma atacando qualquer um que estiver a sua frente, tanto quanto amigos e ou seus familiares. E lembrando que caso aconteça isso, eles podem se transformar em lobo e nunca mais voltarem ao seu estado de humano.



  Pode se considerar que esta variação de lobisomem seria a melhor, claro, se não ocorrer nenhum problema para o lobisomem kkkkkkkk, pois o mesmo ainda possui controle sobre sua transformação: mantem a sua consciência mesmo estando na forma de lobo e não estão restritos as noites de lua cheia, podendo assim se transformar quando quiser. Este tipo de lobisomem possui todas as cinco transformações, a humana (Hominídeo), Lobisomem (Glabro), Homen Lobo (Crinos), O Quase Lobo (Hispo) e Lobo (Lupino). E independente disso, esta variação também está vulnerável a prata.


A INFECÇÃO, A ORIGEM POR ATAQUE

  Como no tópico anterior, não se trata de uma origem mas sim uma das formas como eles podem surgir, dentre todos, este é o que eu considero mais “suja”, devido a ser uma forma muito simples de se conseguir, mas isto é minha opinião.
  Esta forma seria aquela aonde ele surge a partir de um ataque, por uma mordida ou arranhão, mesmo sendo quase impossível que uma vítima consiga sobreviver a este tipo de ataque. Possivelmente também tendo a chance remota de pessoas se oferecendo para se tornar um lobisomem. Por sua vez, a variação por infecção não possui controle algum de sua transformação quando está em noites de lua cheia e também não possuem lembranças do que fizeram de quando estavam transformados em lobisomem, quase sendo o oposto da versão puros-sangues.



  Seu primeiro ato logo quando se transforma é se alimentar de carne fresca, atacando qualquer um que surge na sua frente. Lobisomens desta variação só possuem duas formas: a hominídeo e a Lobisomem (Glabro), não possuindo as transformações seguintes.



A ORIGEM DA LENDA NO BRASIL

  As histórias que se contam por aqui em nosso país, que se trata de uma aberração, uma criatura feroz, que seria homem de dia e lobo nas noites de lua cheia que, por algum castigo divino, ele está condenado a se transformar até o final de suas vidas. Isto se parece bastante com a origem dos puros-sangues, seriam eles descendentes amaldiçoados do rei Licaon? Fica ai a dúvida.



Dependendo da região do país, a lenda do folclore pode sofrer algumas alterações, acreditando que o oitavo filho, com a aparência pálida, orelhas grandes e nariz avantajado, provavelmente se tornará lobisomem.
Em algumas crenças, alguns acreditam que o lobisomem corresponde ao sétimo filho de um casal em que os anteriores sejam todos mulheres. Acontecendo isso, acreditam que o menino se tornará um lobisomem a partir da puberdade, isso quer dizer, que no aniversário de 13 anos será o primeiro momento de sua transformação, o que acontecerá até ao final de sua vida em todas as noites de lua cheia. Amanhecendo, a criatura torna às suas características de homem. E como quase todas as outras origens, este lobisomem está vulnerável a armas feitas de prata.


Pessoal, então isto é toda informação que eu consegui sobre as origens da lenda do Lobisomem. Mas a muito mais história sobre eles, no próximo post eu irei trazer para vocês sobre cada forma de transformação conhecida.
Espero que curtem e até a próxima galera, fui.